Bancada Feminista do PSOL: mulheres de todas as lutas

Manifesto da Bancada Feminista do PSOL, pré-candidatura coletiva à reeleição para Câmara Municipal de São Paulo, composta por Silvia Ferraro, Nathalia Santana, Naiara do Rosário, Letícia Lé e Dafne Sena.

A Bancada Feminista do PSOL é um movimento político para levar mais mulheres aos espaços de poder. Com o apoio de centenas de milhares de pessoas, conquistamos duas mandatas coletivas: uma na Câmara Municipal de São Paulo em 2020 e outra, na Alesp, em 2022.

Durante esses anos, estivemos na linha de frente das lutas, nas ruas e no parlamento, contra a gestão Nunes e o bolsonarismo. Agora, em 2024, vamos batalhar para reeleger cinco mulheres de uma só vez ao Legislativo municipal e continuar a construção de uma cidade feminista.

Pedimos licença para aquelas que vieram antes de nós. Saudamos Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Sueli Carneiro, Maria da Penha, Amelinha Teles, Marielle Franco e tantas outras referências. Nossas irmãs palestinas também são fonte de inspiração para nós, assim como milhões de mulheres anônimas, no Brasil e no mundo, que fazem de suas vidas exemplos de resistência contra as injustiças.

Com este manifesto, queremos fazer um convite: junte-se a nós nessa caminhada. Apoie a pré- candidatura à reeleição da Bancada Feminista do PSOL e venha com a gente fazer história.

Nosso feminismo é coletivo e popular!

Entendemos o mandato coletivo como uma ruptura com o modelo personalista e messiânico da velha política. Nossa unidade e nossa diversidade são partes da mesma esperança que nos move. Pretendemos, com a composição de nossa nova pré-candidatura, expressar esse projeto em nossos corpos: somos mães, negras, periféricas, trabalhadoras, bissexuais, militantes.

Somos sementes. Desejamos semear a ideia de que é possível lutar por outra cidade, sem desigualdades e opressões. Nosso feminismo visa libertar não só as mulheres, mas todas as pessoas e seres.

Somos ecossocialistas: queremos uma sociedade resiliente e adaptada às mudanças climáticas, com justiça social para superar os limites do capitalismo. Somos antirracistas: entendemos que uma sociedade igualitária só será possível a partir do combate ao racismo e à lógica da branquitude. Somos transinclusivas: nosso feminismo é para todas as mulheridades, cis e trans, para todas as transmasculinidades e para pessoas não-binárias.

Praticamos um feminismo popular, que tem a periferia como centro. Nossa missão é organizar o povo nas favelas, vielas e comunidades, articulando muitos movimentos, a partir da educação popular, dos coletivos de cultura e das associações de bairro.

Como professoras e mães, compreendemos que feminismo é sinônimo de ensino público valorizado desde a primeira infância. A maioria da comunidade escolar é feminina. Creches e escolas de qualidade, principalmente nas periferias, são estratégicas para garantir os direitos de mulheres, crianças e adolescentes.

Acreditamos que o feminismo, para ser plenamente emancipatório, precisa ser protagonizado por mulheres trabalhadoras, periféricas, negras, indígenas, trans, mulheres em situação de rua, idosas, PCDs, imigrantes, as encarceradas e as mães, irmãs e filhas de encarcerados e vítimas da violência do Estado.

Sem feminismo não há democracia!

As mulheres são um dos principais alvos da extrema direita. Além de toda a sobrecarga dos trabalhos de cuidado, do aumento da violência sexual e dos feminicídios, agora querem retirar o mínimo direito ao aborto legal. As parlamentares e lideranças populares sofrem, igualmente, com a violência política de gênero.

Essa situação é um reflexo dos espaços de poder, que sempre foram ocupados por homens representantes dos interesses do empresariado. Na Câmara Municipal de São Paulo, de 55 parlamentares, apenas 12 são mulheres, menos de 22%. A maioria da Casa é composta por homens brancos que fazem parte das elites paulistanas.

Por isso, precisamos apostar em uma alternativa política que priorize a defesa dos direitos e da vida das mulheres. Nenhuma pode ficar para trás. Sem feminismo não há democracia plena, não há democracia real!

Eleger Guilherme Boulos
para salvar São Paulo do bolsonarismo

O bolsonarismo mostrou do que é capaz com a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023. É imprescindível, portanto, desconstruir as ideias conservadoras presentes na sociedade e impulsionar mobilização popular a favor da prisão de Bolsonaro, dos milicianos e da cúpula militar. Sem anistia para golpistas!

As eleições municipais serão mais um capítulo dessa batalha contra a extrema direita. O prefeito Ricardo Nunes é a representação do bolsonarismo em São Paulo. Não há tarefa mais importante do que derrotar BolsoNunes em 2024.

Eleger Guilherme Boulos prefeito é uma oportunidade histórica que está em nossas mãos. Acreditamos que essa vitória é possível. Nossa esperança reside na força das mulheres, da juventude, do povo negro e periférico, da população LGBTIA+ e dos povos originários. A classe trabalhadora unida pode vencer na maior capital do país.

Seguir a luta por uma cidade feminista!

Em nossa primeira legislatura, aprovamos projetos para combater a violência machista na cidade, como o protocolo “Não se cale”, a lei que ampliou o acesso de mulheres em situação de violência doméstica ao auxílio-aluguel e a lei que fortaleceu o direito de parturientes a acompanhantes, entre outras.

Além disso, conquistamos novas áreas para moradia popular, mais proteção a terras indígenas e maior preservação ambiental contra a especulação imobiliária durante a revisão do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento da cidade.

Para seguir essas lutas, e muitas outras, convidamos você a estar conosco. Nossa pré-campanha é o lugar onde cabe a maioria que constrói São Paulo cotidianamente e quer salvar a cidade do bolsonarismo. Assine nosso manifesto e faça parte desse movimento. Ajude a reeleger a Bancada Feminista do PSOL!

Envie sua proposta

New Lander Contact

Nosso mandato coletivo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. nesciunt.

Assine aqui

1,481

  PESSOAS JÁ ASSINARAM O MANIFESTO!

Assin Aqui

Sem título
Veja nossa Política de Privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e, por isso, a política de privacidade e
os termos de serviço do Google também se aplicam.

Clique nas nossas pré-cocandidatas para saber mais sobre elas