Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de um Programa Municipal de implementação da educação para a igualdade de gênero e racial nas escolas de acordo com as diretrizes do Currículo da Cidade de São Paulo.

As autoras:

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Paulo Freire

Manifesto

As violências, desigualdades e discriminações presentes na sociedade brasileira são refletidas no ambiente escolar, onde se reproduzem o racismo, machismo e LGBTQIA+fobia.

A escola deve servir para fortalecer os valores da tolerância, do respeito e da justiça social. Por isso, tanto a igualdade de gênero e racial como a busca por redução de desigualdades, violências e a promoção da paz e da justiça são componentes do currículo da cidade de São Paulo.

É dever do Estado brasileiro promover a educação para a igualdade de gênero como forma de prevenir a violência intrafamiliar e o abuso sexual contra as crianças e adolescentes. Além disso, as crianças e adolescentes têm direito a acessar conhecimentos humanísticos e científicos para além daqueles previstos nas visões e doutrinas defendidas por suas famílias.

A educação para a igualdade de gênero está prevista no Currículo da Cidade e tem consistente base legal na Constituição Brasileira (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão e nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio (Art.16), elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação. No artigo 8o da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340), fica estabelecida a obrigatoriedade da educação para a igualdade em gênero e raça como forma de prevenir e coibir a violência doméstica e intrafamiliar.

O direito à promoção da igualdade de gênero e sexualidade na educação também tem base em tratados internacionais de direitos humanos com peso de lei dos quais o Brasil é signatário: a Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças (1989), a Convenção Relativa à Luta contra a Discriminação no Campo do Ensino (1960), a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (1979), a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1968), os Princípios de Yogyakarta (2006) e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), entre outros.

Da mesma forma, a Lei 10.639/2003 garante a obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira nas escolas, apontando a importância de que o antirracismo seja ensinado no ambiente escolar como forma de combate ao racismo estrutural que ultrapasse o debate sobre as violências sofridas e sirva de valorização da história negra.

O próprio Plano Nacional de Educação, em seu artigo 2o, prevê a implementação de programas e políticas educacionais destinadas a combater “todas as formas de discriminação” existentes nas escolas. No mesmo artigo, o PNE prevê a promoção dos direitos humanos e da diversidade na educação brasileira.

Fomentar a igualdade racial e de gênero nas escolas é investir na formação de pessoas que respeitem as diversidades culturais, raciais, étnicas, sexuais e de crenças presentes na sociedade. A escola é o espaço onde se formam sujeitos a partir da preocupação com o bem comum.

É fundamental que as crianças e adolescentes entendam o processo histórico da formação de nossa sociedade, a violência e a exclusão sofridas pela população negra. É preciso possibilitar o acesso às influências negras do país e a valorização da cultura afro-brasileira.

No entanto, profissionais da educação encontram dificuldades para implementar essas diretrizes do currículo, uma vez que não contam com o apoio da Secretaria de Educação, nem com uma legislação que garanta a autonomia e a liberdade necessárias para tal trabalho. Além disso, sofrem perseguições e ameaças de grupos conservadores extremistas e religiosos fundamentalistas.

Por isso, a Bancada Feminista do PSOL, mandato coletivo na Câmara Municipal de São Paulo, protocolou um projeto de lei que dispõe sobre a criação de um Programa Municipal de implementação da educação para a igualdade de gênero e racial nas escolas de acordo com as diretrizes do Currículo da Cidade de São Paulo.

Agora, para conseguirmos que o PL entre em pauta e seja aprovado, precisamos de pressão popular. Sua ajuda nessa campanha é fundamental. Inclua seu nome no nosso abaixo-assinado, preenchendo os campos a seguir, e divulgue para amigues, familiares e em suas redes sociais. Vamos juntes lutar por uma educação de qualidade e emancipatória!

BANCADA FEMINISTA DO PSOL

Mandato coletivo na Câmara Municipal de São Paulo composto pelas covereadoras Silvia Ferraro, Paula Nunes, Carolina Iara, Dafne Sena e Natália Chaves.

Quero apoiar!

O Projeto de Lei

Leia o texto do PL na íntegra:

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Sirlene Maciel

Professora, sindicalista e sambista nas horas vagas! Nasceu no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo. Filha de um gráfico e uma tecelã, trabalhou no comércio, em supermercado, em telemarketing e como professora nas redes estadual e municipal de SP. Desde 2008, leciona língua Portuguesa e Literatura no Centro Paula Souza na Etec Prof. Aprígio Gonzaga e na Etec Tereza Nunes. É mestra em Estudos Literários pela Unesp Araraquara. Possui experiência nas lutas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Foi diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), gestão 2001-2003. Participou da Executiva da Apeoesp de Guarulhos e do Conselho Geral do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais de Educação do Município de SP). Atualmente, é representante da Etec Prof° Aprígio Gonzaga no Conselho de Base do Sinteps.

Paula Nunes

Covereadora da Câmara Municipal de São Paulo com a Bancada Feminista PSOL. Ativista do movimento de juventude Afronte e do movimento negro desde 2012. Participa da Marcha de Mulheres Negras de São Paulo e ajudou a construir diversos outros grupos de combate ao racismo na cidade, como a Coalizão Negra por Direitos e o Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra. É advogada criminalista e defensora de direitos humanos, tendo a segurança pública como uma de suas principais pautas. Antes disso, integrou a gestão do Centro Acadêmico 22 de agosto na PUC/SP.

Silvia Ferraro

Covereadora pela Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo. Professora de História da rede municipal de ensino, mãe e ativista da frente Povo Sem Medo e do movimento feminista. Sua militância política começou já na adolescência, a partir do movimento estudantil, da Pastoral da Juventude e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Começou a dar aulas na escola pública com 20 anos e, desde então, construiu uma trajetória de luta em defesa da educação. Foi candidata do PSOL ao Senado em 2018, quando obteve mais de 208 mil votos só na capital, a maior votação do partido na cidade. É membra do Diretório Nacional do PSOL.

Paula Nunes

Atualmente, covereadora da Câmara Municipal de São Paulo com a Bancada Feminista PSOL. Ativista do movimento de juventude Afronte e do movimento negro desde 2012. Participa da Marcha de Mulheres Negras de São Paulo e ajudou a construir diversos outros grupos de combate ao racismo na cidade, como a Coalizão Negra por Direitos e o Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra. É advogada criminalista e defensora de direitos humanos, tendo a segurança pública como uma de suas principais pautas. Antes disso, integrou a gestão do Centro Acadêmico 22 de Agosto na PUC/SP.

Mariana Souza

Militante ecossocialista, bissexual, vegana anticapitalista, educadora e socióloga. Moradora de Mauá, no ABC, foi co-candidata à vereança em Curitiba em 2020. É servidora pública municipal da Educação em Santo André. Já foi educadora social no terceiro setor; trabalhou no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (CECANE/UFPR) e com mediação de conflitos socioambientais. É ativista no Movimento Antirracista Dandara, do ABC.

Carolina Iara

Atualmente, covereadora da Câmara Municipal de São Paulo com a Bancada Feminista PSOL. É mulher intersexo, travesti, negra e vive com HIV/aids. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, pesquisa sobre empregabilidade de pessoas negras que vivem com HIV. É assistente de políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde e militante do Coletivo Loka de Efavirenz, da Rede de Jovens São Paulo Positivo (RJSP+) e da Associação Brasileira Intersexo (ABRAI). Também é escritora e poeta.

Carolina Iara

CoVereadora da Câmara Municipal de São Paulo com a Bancada Feminista PSOL. Mulher intersexo, travesti, negra e vivendo com HIV/aids. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, pesquisa sobre empregabilidade de pessoas negras que vivem com HIV. É assistente de políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde, tendo trabalhado 10 anos em hospital público, seja em pronto socorro ou no atendimento a vítimas de violência doméstica. Tem uma trajetória de mais de dez anos nos movimentos de Saúde, pessoas vivendo com HIV/AIDS e das LGBTQIA+.

Dafne Sena

Covereadora pela Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo. Advogada criminalista de formação, foi trabalhadora de aplicativos, é militante ecossocialista, vegana por um veganismo popular e integra a Coordenação Estadual da Setorial Ecossocialista do PSOL.

Natália Chaves

Covereadora pela Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo. Militante ecossocialista e pelo veganismo popular. Formada em Letras, é tradutora, tendo contribuído com a Revista Jacobin. Participa do Coletivo Anticapitalista por um Veganismo Acessível e Livre de Opressão (C.A.V.A.L.O.) e da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo.